sexta-feira, 24 de março de 2017

OBA, OBF e MOBFOG - Dúvidas frequentes



Olá caros alunos(as), participem das olimpíadas nacionais de Física(OBF) e de astronomia e de astronáutica(OBA) e ainda a de lançamento de foguetes(MBFOG), procurem os auxiliares do apoio e façam suas inscrições, fornecendo apenas o nome completo, número e turma. Vale lembrar que aqueles que vão participar da MOBFOG devem participar obrigatoriamente da OBA o caso contrário não ocorre. As inscrições são gratuitas e quem quiser pode participar somente da OBF, ou somente da OBA, as datas encontram-se abaixo:

Período de inscrições em qualquer uma das olimpíadas: 27-03 à 24-04.
Data da realização da OBA: 19-05.
Data da realização da 1º Fase OBF: 11-05, 2º Fase OBF: 11-08, 3º Fase OBF: 07-10
Data da realização da MOBFG: 13-05

Dúvidas frequentes.

a-) É necessário alguma nota mínima para se inscrever?
Não! Basta o aluno se inscrever, a única coisa que o colégio solicita é o comparecimento no dia da prova, pois caso o aluno se inscreve e não participe, será entrado com os pais para saber o motivo real do não comparecimento, tomamos esse tipo de medida, para evitar dentre outras coisas o desperdício de papel, para a reprodução das provas.

b-) Qual o assunto que será cobrado em cada prova?
Nas aulas de aprofundamento, estão sendo resolvidos exercícios englobando os assuntos de cada prova, porém caso queira um maior detalhamento segue-se os links:


c-) Onde posso conseguir material para elaboração do foguete e quais são as regras para confecção do mesmo?
Você pode consultar diretamente o professor Paulo César, ou acessar o link:


d-) Onde será realizada cada prova?
A OBA consta apenas de uma fase e será realizada no próprio colégio, porém no turno contrário ao do aluno(a), já a mostra de foguetes será realizada no dia 13/05 às 8h, em local definido ainda pela comissão devido a necessidade de locação de um espaço amplo para a prática. Já a prova da OBF, consta de 3 fases a 1º será realizada no próprio colégio em turno contrário ao do aluno, as demais fases serão realizadas em outras instituições de ensino que serão repassadas para o coordenador de área (Professor Paulo César) de cada colégio com um prazo médio de 2 semanas antes da prova.

e-) O colégio leva os alunos aos locais de prova da OBF e da MBFOG?
Sim. Porém o translado de volta é de responsabilidade dos pais.

f-) Terá alguma pontuação extra para as provas?
Sim! Quem participar da MOBFOG terá uma pontuação proporcional ao alcance realizado pelo foguete. Essa pontuação será fornecida pelo professor Paulo César na forma de uma tabela de distâncias que serão afixadas em sala no dia 19-04.

g-) A olimpíada de lançamento de foguetes, pode ser em equipe?
Sim! No máximo 3 componentes (mesmo nível), caso queira fazer sozinho também pode

Professor Paulo César 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...