quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Humanidade faz história na busca pela origem da vida

"Click na imagem para ampliar"

Pela primeira vez, um robô pousou num cometa, feito que foi comparado à chegada de Cristóvão Colombo à América. Mas o veículo não se firmou adequadamente no solo, despertando preocupação sobre a missão, que pretende revelar novos horizontes sobre a origem da Terra, do Sistema Solar e da própria da vida.

A sonda, à qual estava acoplado o robô, pode ter pousado em superfície macia ou quicado suavemente para depois se estabilizar, sem se prender à superfície. Os engenheiros ainda não sabem o que levou o robô a falhar no lançamento dos ganchos desenvolvidos para evitar que o robô se afaste do cometa.

Apesar das incertezas houve comemoração. "Este é um grande passo para a civilização humana", disse o diretor-geral da Agência Espacial Europeia, Jean-Jacques Dordain. "É um pouco como Cristóvão Colombo chegando à América", acrescentou Roger-Maurice Bonnet, um dos responsáveis pela missão. "É o começo de algo importante. O Sistema Solar é da humanidade. Esta missão é o primeiro passo para conquistá-lo", disse o diretor de ciência planetária da Nasa, Jim Green.

Os cientistas esperam que a perfuração do cometa lance luz sobre como o Sistema Solar e até mesmo a vida na Terra foram criados.

Segundo a teoria, os cometas bombardearam a Terra 4,6 bilhões de anos atrás, trazendo carbono e água, imprescindíveis à origem da vida.

Fonte: Jornal OPOVO


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...