quarta-feira, 30 de julho de 2014

Morre no Rio o astrônomo Ronaldo de Freitas Mourão

Mourão é um dos mais importantes astrônomos brasileiros,autor
de dezenas de livros sobre o assunto

O astrônomo carioca Ronaldo Rogério de Freitas Mourão faleceu na noite da última sexta-feira aos 79 anos. Ele estava internado desde o sábado anterior no Hospital Quinta D’Or, em São Cristóvão, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O cientista era portador da doença de Parkinson e, há cerca de duas semanas, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. No Ceará, Mourão foi professor visitante da Universidade Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, e manteve coluna de astronomia no O POVO.

Um divulgador da ciência celeste que poderia ser comparado ao norte-americano Carl Sagan, Ronaldo Rogério de Freitas Mourão se tornou antes de morrer o mais famoso astrônomo brasileiro. Era identificado com o Observatório Nacional e realizou pesquisas no campo das estrelas duplas, asteroides, cometas e estudos das técnicas de astrometria fotográfica.

Mourão ingressou na então Universidade do Distrito Federal (UDF), atual UERJ, em 1956 e se diplomou em Física quatro anos depois. No mesmo ano do ingresso na UDF, tornou-se auxiliar de astrônomo do Observatório Nacional, no Rio. No começo da carreira, editou suas observações do planeta Marte, e algumas foram reproduzidas em revistas estrangeiras importantes da astronomia.

Em 1967, terminou o doutorado na Universidade de Paris com menção “Très Honorables”. No ano, retornou para o Brasil, reassumindo as funções como astrônomo no Observatório Nacional e de pesquisador no Conselho Nacional de Pesquisa. No ano seguinte foi nomeado astrônomo-chefe da Divisão de Equatoriais.

Mourão redigiu ainda os verbetes de astronomia e astronáutica do Novo dicionário da língua portuguesa (1975 e 1986), de Aurélio Buarque de Holanda. Em 1978, recebeu o Prêmio José Reis de Divulgação Científica, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Mourão deixa quatro filhos e dois netos. (das agências de notícias)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...